Como em qualquer atividade humana, há necessidade de treinamento especializado que lhe permita queimar etapas. Nada mais seguro como estar bem assessorado quando você atua num mercado que, provavelmente, ainda não domina todos os seus meandros. Temas como: Incoterms, câmbio, responsabilidades do exportador e importador, transportes, seguros internacionais etc. O domínio pleno dos créditos documentários e as respetivas legislações da Câmara de Comércio Internacional (CCI), as malhas burocráticas do despacho aduaneiro, o papel comercial dos representantes, em fim, como ganhar dinheiro na exportação e importação, são assuntos que você pode encontrar com a maior facilidade e rapidez fazendo um bom curso de Administração em comércio exterior.

 

O profissional do comércio exterior deve conhecer:

 

O Curso de Comércio Exterior objetiva dotar o aluno de instrumentos de gestão em nível internacional, para que possa planejar, executar e controlar os processos organizacionais internacionais, visando a aproveitar as oportunidades do ambiente competitivo global. O mercado de trabalho para o profissional de Comércio Exterior é hoje mais do que nunca bastante promissor, com oportunidade de atuação tanto em empresas industriais, comerciais de importação e exportação, assessoria e serviços, quanto em diversos órgãos governamentais.

No âmbito do Governo Federal, já foi criado o Cargo de Técnico em Comércio Exterior, para trabalhar junto ao Ministério da Industria e Comércio com classificação de mercadorias, estudo de tarifas, medidas anti-dumpimg etc.

 

Com a crescente globalização das atividades econômicas, a prática do comércio exterior, que era uma opção das grandes empresas, passou a ser quase uma necessidade para empresas de todos os tamanhos - não apenas para expandir seus mercados, como também assegurar o suprimento de insumos para seus produtos a preços mais vantajosos.

 

O objetivo do curso de Comércio Exterior é o de fornecer ao executivo que vai atuar nessa área as informações básicas sobre a estrutura do comércio internacional, bem como a sistemática operacional dos vários setores envolvidos no processo.

 

Um bom curso de comércio exterior deve abordar os seguintes temas:

I. Comércio Internacional

II. Marketing Internacional

III. Exportação

IV. Incentivos Fiscais

V. Importação

 

VI. Câmbio

VII. Transporte Internacional

VIII. Seguros

IX. Transportes

X. Serviço ao Cliente

XI. Armazenagem e Gerenciamento de Estoques

XII. Embalagens

XIII. Logística Internacional

XIV. Planejamento Estratégico em Logística

XV. Softwares em Logística

 

O profissional de comércio exterior deve saber transitar com desenvoltura em organizações e mercados, com características indispensáveis nas negociações internacionais com os povos de cultura diferente. O curso de Comércio Exterior é uma habilitação da Administração considerado dentro do mercado de trabalho, uma atividade em alta por causa da abertura da economia aliada à globalização dos mercados. Um curso bastante diversificado.

Assim pode ser definido o Curso de Comércio Exterior quando analisamos as disciplinas estudadas. O estudante tem, além de uma boa dose de números, disciplinas da área de humanas e atividades práticas. O profissional de Comércio Exterior atua no mercado de importação e exportação de bens e serviços, em instituições financeiras na área de câmbio, seguros e transportes e como consultor e assessor em assuntos referentes aos mercados nacional e internacional. O Bacharel em comércio Exterior deverá assumir a missão de intensificar o comércio e o intercâmbio entre os diversos países e principalmente com os integrantes do MERCOSUL, que poderá gerar incontáveis benefícios sociais para os povos que o integram além de conhecer todos os documentos a serem utilizados junto ao Banco Central Receita Federal e órgãos anuentes, para isso será preciso ter o completo domínio do sistema de comércio exterior.